Em 12 de agosto comemorou-se o Dia Internacional da Juventude. Este ano, 2014, o tema foi “Juventude e Saúde Mental“, sob o slogan “questões de saúde mental“.
Conforme a Organização das Nações Unidas, jovens com problemas de saúde mental muitas vezes podem experimentar algum estigma ou discriminação que, por sua vez podem levar à exclusão, assim como desencorajar as pessoas a procurarem ajuda por medo de ser negativamente “rotulados”.
São necessários esforços para superar esse estigma e garantir que os jovens com problemas de saúde mental possam levar uma vida plena e saudável.
O Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, por intermédio do Ponto Focal para a Juventude e a Rede Inter-Agências sobre Desenvolvimento da Juventude, promovem uma abordagem multidimensional para abordar os desafios enfrentados pelos jovens com problemas de saúde mental, incluindo a abordagem de estigma, no sentido de promover, também, a inclusão social de todos os jovens e a realização de suas aspirações e metas.
Fonte UN DESA