Dando continuidade as propostas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, tem-se:
5) Alcançar a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e meninas em todos os lugares. Dentre as metas, citam-se: até 2030 acabar com todas as formas de discriminação contra as mulheres de todas as idades; eliminar todas as práticas nocivas especialmente com crianças forçadas a casarem cedo e as mutilações genitais.
6) Garantir a disponibilidade e uso sustentável da água e saneamento para todos. Dentre as metas está a garantia do direito humano à água e ao saneamento, fornecendo acesso universal à água potável segura, suficiente, aceitável e acessível, bem como saneamento adequado e higiene para todos.
7) Assegurar energia sustentável para todos. Dentre as metas estão: garantir o acesso universal aos serviços acessíveis e sustentáveis de energia confiável, fontes e tecnologias, assegurando a igualdade de gênero; pelo menos triplicar a quota das energias renováveis, socialmente e ambientalmente, saudáveis no mix global de energia.
8) Promover o crescimento sustentado, inclusivo e sustentável econômico, o emprego pleno e produtivo e do trabalho digno para todos. Dentre as metas estão: até 2030 alcançar o emprego pleno e produtivo e do trabalho digno para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens, idosos e pessoas com deficiência.
9) Promover a infraestrutura e industrialização sustentáveis e promover a inovação. Dentre as metas: até 2030 atualizar a infraestrutura das indústrias para torná-las sustentáveis; alcançar a transformação estrutural das economias no sentido de padrões de produção responsáveis sociais e ambientais, em todos os setores e atividades.
10) Reduzir as desigualdades dentro e entre países. Dentre as metas: até 2030 sustentar o crescimento da riqueza dos 40% da população mais pobres a uma taxa maior que a média nacional; eliminar todas as desigualdades nas oportunidades e minimizar as desigualdades entre todos os grupos sociais.
Fonte: Sustainable Development Knowledge Plataform, 2014.