Clima para Vida – reflexões sobre as áreas protegidas

Em tempos de discussões mundiais sobre o Clima, importante pararmos para refletir sobre os instrumentos de gestão disponíveis que auxiliam no equacionamento necessário à manutenção da vida em nosso Planeta, inclusive a vida da espécie humana.

   O UNEP (ou PNUMA, sigla em português) lançou recentemente a publicação Nosso Planeta – Clima para Vida, que serviu de base para a elaboração dos textos desta semana do Blog Verde.

    “As áreas protegidas, consideradas como mais do que santuários de animais selvagens para os turistas, são agora consideradas zonas vitais entre a humanidade e os impactos de algumas das ameaças mais graves que nos confrontamos: as mudanças climáticas”.

    A partir dessa frase, inicia-se a reflexão da necessária salvaguarda de áreas naturais, não apenas com o objetivo de promover a vida e habitat de espécies de fauna e de flora; mas, sobretudo como área significativa de provisão de serviços ecossistêmicos fundamentais que auxiliam na regulação do clima.

    Apesar dos esforços, os ecossistemas continuam numa trajetória de degradação, o que significa dizer que devemos nos valer cada vez mais das áreas protegidas para nos proteger contra os efeitos de nosso próprio ataque implacável ao planeta, disse Achim Steiner, Subsecretário das Nações Unidas.

    A mensagem do Relatório The Global Biodiversity Outlook 4 (GBO4) é clara. Se alcançarmos as 20 Metas de Biodiversidade de Aichi teremos contribuído significativamente para as prioridades da agenda de desenvolvimento pós-2015, prioridades como a redução da pobreza e da fome, incremento da saúde humana e os esforços para garantir o suprimento sustentável de energia, comida e água. O relatório é claro, também, ao mencionar que caso não sejam alcançadas as metas de biodiversidade estaremos falhando em prover as premissas do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Our Planet – Climate for Life, 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: