Clima para vida: um oceano de diferença

    Sylvia Earle, oceanógrafa com mais de 7000 horas de pesquisas no mar, alerta para as mudanças visíveis nos oceanos, tanto na superfície quanto abaixo dela.

     Na publicação recente Nosso planeta: Clima para Vida, Sylvia Earle comenta que mais de um terço das pescarias no mundo a fazem com super exploração dos recursos pesqueiros.

      Quarenta por cento dos recifes de coral já foram destruídos ou degradados nas últimas décadas, no mundo, juntamente com 35 por cento de todas as florestas de mangue. Ambos são os viveiros vitais para peixes, bem como defesa contra tempestades e tsunamis, adverte a pesquisadora. Adiante afirma que mais de 400 “zonas mortas”, com os seres atingidos pela poluição, foram identificadas em águas costeiras em todo o mundo.

       Todas essas consequências advêm das mudanças climáticas, que esão tornando as coisas ainda piores. O aumento do nível do mar ameaça afetar os ecossistemas marinhos, bem como a inundação dos litorais, comenta Sylvia. Admite a oceanógrafa que populações de peixes já estão se movendo em direção aos pólos, enquanto que o aumento das temperaturas também podem afetar a reprodução, e causar descoloração dos corais. Sem contar nas emissões de dióxido de carbono que estão transformando os mares tornando-os mais ácidos, tornando mais difícil para os crustáceos e moluscos a construírem suas conchas, e, possivelmente, tornando mais difícil para os peixes respirarem.

      Na publicação da UNEP, Sylvia Earle acredita na compreensão do “valor de um oceano saudável para a nossa economia, saúde e segurança” e que os países devem envidar esforços para que se tenha esperança de um melhor oceano no futuro para todos.

Fonte: Our Planet: Climate for Life, 2014.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: