Dia Mundial dos Oceanos: Oceanos saudáveis, Planeta Saudável

Hoje, oito de maio, se comemora o Dia Mundial dos Oceanos.

     O oceano é responsável por serviços ecossistêmicos muito importantes para a vida no Planeta: regula o clima, alimenta milhões de pessoas a cada ano, produz oxigênio…

    A Organização das Nações Unidas alerta que é imperativo que nós assumamos a responsabilidade de cuidar do oceano. Por isso o tema deste ano é “Oceanos saudáveis, Planeta Saudável”.

     A ideia é repensar a poluição das atividades humanas sobre os oceanos, sobretudo o descarte de plásticos, pois se constitui em uma séria ameaça, considerando que plásticos se degradam muito lentamente, e permanecem no ambiente aquático por períodos de tempo muito longos. Além disso, existem os impactos da poluição de plástico à saúde dos animais aquáticos, porque os animais, incluindo zooplâncton, confundem os materiais plásticos como microesferas de alimentos.

     Esse é um dia para comemorarmos, ao mesmo tempo, em que devemos nos lembrar do papel importante dos oceanos em nossa vida cotidiana, em que devemos informar a sociedade civil sobre os impactos que ações humanas exercem sobre o oceano, em que devemos mobilizar e unir a população do mundo para a gestão sustentável dos oceanos.

     Hoje também se comemora o Dia do Oceanógrafo: profissional ímpar que dedica sua vida a estudar e trabalhar em prol da beleza e riqueza dos oceanos. Aos oceanógrafos de todo o País, Parabéns!

Fonte: UN, 2016.

%d blogueiros gostam disto: