Onde você estava há 20 anos? O que você imaginava que aconteceria em 2020?
O Grupo de Pesquisa Energia e Meio Ambiente foi um dos pioneiros no Instituto Federal do Ceará, na época Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Uma época em que a cultura da pesquisa naquela instituição estava dando seus primeiros passos.
O primeiro passo é sempre difícil, pois as incertezas no caminho podem ser muitas e não sabemos se teremos força suficiente para enfrentarmos as adversidades. Mas é preciso crer que o cenário futuro vai ser o melhor possível e envidarmos todos os esforços necessários para se alcançar o êxito, pois somos o resultado das escolhas que fizemos e que fazemos, em todos os instantes.
Ano de 2000… fechava-se o século XX e estávamos ansiosos para entrar no século XXI. A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que acontecera no Rio de Janeiro em 1992 deixara um desafio importante para todos: operacionalizar o desenvolvimento sustentável. Na mesa de debate das discussões e um dos desafios apontados para o novo século que se avizinhava estava o desafio das energias renováveis. Era preciso se pensar em dar alternativas à matriz energética sem desconsiderar a necessária manutenção dos estoques dos recursos naturais e sua qualidade, para que atendesse a demanda de energia daquela geração e das futuras gerações.
São 20 anos de história do Grupo Energia e Meio Ambiente/IFCE/CNPq e convido-os a participar desta celebração, considerando que hoje se comemora o Dia Nacional da Ciência. Assim, amanhã, dia 09 de julho de 2020, às 16 horas, haverá uma conversa com o professor Adeildo Cabral, coordenador do Laboratório de Energias Renováveis e Conforto Ambiental (LERCA), líder do Grupo, sobre os 20 anos do Grupo de Pesquisa Energia e Meio Ambiente, do IFCE Fortaleza. A transmissão será realizada no perfil do @ifcefortalezaoficial
#energia #meioambiente #live
Para entrar na live, cliquem aqui.
Encontramo-nos, virtualmente… afinal faço parte desta história, desde seu começo… e lá se vão 20 anos de bonita história junto aos professores colaboradores, pesquisadores, estudantes, bolsistas e voluntários.