Dia Mundial da Água: seminário virtual “Resiliência Hídrica e Sustentabilidade”

            Em 22 de março, celebramos o Dia Mundial da Água. A Organização das Nações Unidas instituiu esse dia, desde 1993, para dar ênfase a importância da água potável e limpa para todos; dia em que se permite uma reflexão e a conscientização sobre os 2,2 bilhões de pessoas, no mundo, que vivem sem acesso a água potável. Trata-se, então, de agir para enfrentar a crise global da água. Um dos principais focos de reflexão é compreender a necessidade do alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: água e saneamento para todos até 2030.

            Neste ano de 2021, o tema é “Valorizando a água” (Valuing water), que nos leva a pensar sobre o que a água significa para as pessoas, sobre o seu verdadeiro valor e como podemos proteger melhor esse recurso ambiental; uma vez que a água está sob ameaça das crescentes demandas (agricultura, indústria, assentamentos humanos) e do agravamento das mudanças climáticas.

Fonte: ONU, 2021

            A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) está com uma programação imperdível no dia 22 de março em alusão ao Dia Mundial de Água com o seminário virtual “Resiliência Hídrica e Sustentabilidade”, às 09:00h, com acesso pela Plataforma Microsoft Teams, conforme card (abaixo). Na programação, haverá palestra do Prof. Dr. Francisco de Assis de Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Prof. Dr. César Barreira, do Departamento de Ciências Sociais, da UFC. Também haverá mesa redonda com presidentes dos Comitês de Bacias Hidrográficas de diferentes regiões hidrográficas do Ceará.

Fonte: Cogerh, 2021.

            Para Ana Araújo Koelfat, Assessora socioambiental da Cogerh, a escolha do tema do seminário virtual reflete um dos principais fatores limitantes de desenvolvimento da região semiárida que é a escassez hídrica. Assim, continua Ana Koelfat, “neste seminário, vamos fazer uma análise sobre os cenários críticos de déficit hídrico vivido na última década por causa do aumento da demanda, das incertezas hidrológicas e do decréscimo na disponibilidade hídrica; assim como também analisaremos as respostas adotadas pelo poder público, através do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, principalmente por intermédio da Cogerh e da atuação dos Comitês de Bacias Hidrográficas”.

            Percebe-se a aderência da temática do seminário virtual com o tema proposto pela ONU, para 2021, para celebração do Dia Mundial da Água em que o valor da água em regiões semiáridas como o Ceará é muito mais do que seu preço, uma vez que a água tem um valor enorme para o abastecimento das famílias, para o desenvolvimento econômico do Estado e para a integridade do ambiente natural.

            Reforça Ana Koelfat que existem ações estruturantes sendo executadas como o Plano Estadual de Convivência com a Seca, a Reunião Semanal do Grupo de Contingência, do Relatório com Cidades Priorizadas para as ações de Abastecimento Emergencial, reuniões com os Comitês de bacias Hidrográficas visando o atendimento das demandas e dos usos múltiplos, Programa de construção de poços e adutoras, instalação de dessalinizadores, métodos de captação em mananciais, ações de otimização da infraestrutura hídrica de múltiplos usos, campanhas educativas de usos sustentável da água, Sistema de Suporte a Decisão e os indicadores de sustentabilidade hídrica dos reservatórios.

            Então, é importante a sociedade conhecer e auxiliar no processo de gestão de água, considerando o valor intrínseco deste atributo ambiental, no sentido de contribuir para as alternativas eficazes para alcançar a sustentabilidade hídrica nos municípios do Ceará.

            Convite feito a todos. Encontramo-nos, virtualmente, no dia 22 de março, às 9 horas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: