Dia Mundial dos Oceanos – 8 de junho

            A Organização das Nações Unidas (ONU) dedicou o dia 8 de junho para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos. Este ano, 2021, a temática é “O Oceano: Vida e meios de subsistência”. Esta data também inicia como uma declaração de intenções que lança uma década de desafios para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos”, no horizonte temporal até 2030.

            Você sabia que o oceano cobre mais de 70% do planeta e que produz pelo menos 50% do oxigênio do planeta? Conforme a ONU (2021) o oceano se constitui no ambiente da maior parte da biodiversidade da Terra e é a principal fonte de proteína para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

            Importante conhecer as riquezas do oceano e reconhecer seus benefícios, bem como a necessidade de proteger e preservar o oceano e tudo o que ele sustenta, de maneira a permitir um novo equilíbrio e construirmos uma conexão sustentável com o oceano.

            Para comemorar essa importante data o Labomar/UFC e o Air Center Portugal estão com uma programação imperdível: realização de um evento on-line internacional de caráter técnico científico direcionado a todos os estudantes, pesquisadores, professores, gestores, setor produtivo e sociedade em geral.

            O tema do evento “Ocean Exploration, Ocean Science, and Ocean Technology: Yesterday, Today and Tomorrow” centra-se na tecnologia para observação do oceano, objetivando disseminar o conhecimento científico e tecnológico de inovação e inteligência artificial. Os organizadores acreditam que o tema tem aderência ao Objetivo VI da “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”, conhecida também por Década do Oceano – um oceano transparente (acessível aos dados coletados); mas tem também aplicações nos outros objetivos traçados pela UNESCO para a Década do Oceano. São objetivos da Década do Oceano:

I. um oceano limpo;                                     

II. um oceano saudável e resiliente;

III. um oceano previsível;

IV. um oceano seguro;

V. um oceano produtivo e explorado de modo sustentável;

VI. um oceano transparente (acessível aos dados coletados);

VII. um oceano conhecido e valorizado.

            Os organizadores esperam conectar pessoas de diversos países para trocar experiências, aprender uns com os outros e consequentemente, expandir a rede de saberes, de experiências, de ações ligadas ao Oceano disseminando-as na sociedade, criando assim a “Rede Colaborativa de Saberes Do Oceano”.

            Participe desse grande evento do Dia dos Oceanos, no dia mundial dos oceanos que ocorrerá em 08 de junho de 2021 às 11:00h (hora de Brasília) (2:00-4:00 PM UTC), cujas inscrições podem ser feitas aqui. Para assistir a transmissão do evento, cliquem aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: