Educação em saúde ambiental

            Ambientes salubres são importantes para que as pessoas se mantenham saudáveis e com qualidade de vida. A informação sobre qualidade ambiental deve ser repassada à população, assim como a importância da prestação de serviços de saneamento, uma vez que, reconhecidamente, a ausência ou a ineficiência dos serviços de saneamento trazem prejuízos à saúde do meio ambiente e à saúde humana.

            A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) está com Chamamento Público n. 1/2022 para selecionar projetos de educação em saúde ambiental voltados para a população residente em áreas rurais. Os projetos financiados não exigem contrapartida e os valores variam entre R$ 100.000,00 a R$ 220.000,00. O objetivo do chamamento público é promover a proteção da saúde, a sustentabilidade e os serviços de saneamento e de saúde ambiental, garantindo a participação da população atendida e o fortalecimento na gestão das equipes técnicas locais.

            Importante ressaltar que a Política Nacional de Saneamento Básico coloca como ponto fundamental o controle social da prestação de serviços de saneamento e cabe à sociedade exercer esse controle, por meio de mecanismo de instância colegiada municipal. Conforme o edital, “os Projetos a serem financiados por meio deste chamamento público, devem estar voltados para a participação da população, que determina os mecanismos que podem ser instituídos para o controle social dos serviços de saneamento e das ações de saúde ambiental”.

            O Chamamento Público n. 1/2022 segue com inscrições até 15 de maio de 2022 e os resultados do processo seletivo estão previstos para o dia 24 de junho de 2022. Aos interessados em saber mais, acessem o edital na íntegra aqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: