Estocolmo + 50: Planeta saudável para prosperidade de todos

            Há 50 anos acontecia a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano conhecida como Conferência de Estocolmo, que se realizou na Suécia de 5 a 13 de junho de 1972. Eram outros tempos em que importava debater a necessidade de se alterar a rota do desenvolvimento.

            Foi a partir dessa Conferência que houve a opção de seguirmos pelos caminhos do desenvolvimento sustentável, em que é fundamental inserir a variável ambiental nos processos de planejamento e de tomada de decisão. Cinquenta anos se passaram! Meio século! Será que muita coisa mudou? Ou não?

            Esse é o momento de se refletir sobre o impacto da Conferência de Estocolmo de 1972 no mundo, as histórias de sucesso e desafios enfrentados nos últimos 50 anos, bem como os desafios e oportunidades daqui para frente. A Conferência de Estocolmo teve impacto em nível nacional, levando muitos países a estabelecerem ministérios do meio ambiente e desenvolverem suas próprias leis e políticas ambientais. Isso também ocorreu no Brasil, quando do retorno de sua participação em referida Conferência, uma vez que instituiu a Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), em 1973, vinculada ao Ministério do Interior, cujo primeiro secretário foi o Prof. Paulo Nogueira-Neto (in memoriam). A SEMA foi extinta quando foi criado o Ministério do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente, por meio do Decreto Federal n. 91.145, de 15 de março de 1985, que assumiu as atribuições da SEMA. A partir de 1999, recebeu sua atual denominação: Ministério do Meio Ambiente – MMA.

            Assim, cinquenta anos depois, a Organização das Nações Unidas realizará a Conferência Estocolmo + 50, em que os países terão possibilidade de discutir sobre oportunidades e desafios futuros para garantir um planeta saudável para a prosperidade de todos, que incluam enfrentar a tríplice crise planetária de mudança climática, de perda de biodiversidade e de ampla poluição sobre os ecossistemas.

            A Estocolmo + 50, um encontro de alto nível que finaliza um processo de meses de consultas e discussões com indivíduos, comunidades, organizações e governos ao redor do mundo, vai ser realizada na cidade de Estocolmo, nos dias 2 e 3 de junho de 2022, ancorado na Década de Ação, sob o tema “Estocolmo+50: um planeta saudável para a prosperidade de todos – nossa responsabilidade, nossa oportunidade”.

            Todas as partes interessadas relevantes, incluindo mulheres, jovens, idosos, pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidades locais são convidados a contribuir com as discussões do encontro internacional e de sua preparação por meio da participação direta ou através de grupos informais e nas consultas às partes interessadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: