Um Encontro Global sobre a temática Governança deve ser realizado em Johanesburgo, nos dias 27 e 28 fevereiro de 2013. Organizado pelo Parlamento Pan-Africano deve contar com participantes de todas as regiões para construir uma visão compartilhada e desenvolver sugestões a respeito da forma como a governança global, regional e nacional poderiam ser integrados na agenda de desenvolvimento pós-2015.
Os resultados iniciais mostram que a agenda de desenvolvimento pós-2015 deve estar alinhada com as normas e princípios internacionais de direitos humanos, incluindo os direitos civis e políticos, no sentido de construir mecanismos de responsabilização nos diferentes níveis: nacional, regional e global.
Parlamentares, sociedade civil e Academia enfatizaram a centralidade da temática governança para o desenvolvimento sustentável, levando em conta as capacidades de ambas, pessoas e instituições, para a boa governança em diferentes níveis, do local ao global.
As sugestões incluem a governança na visão dos objetivos de desenvolvimento sustentável e de uma abordagem regional para a governança com indicadores nacionais e sub-nacionais.
A consecução dos objetivos do desenvolvimento do milênio (ODM) é dificultada em alguns contextos, devido, por exemplo, à corrupção, ao desvio de fundos dos orçamentos destinados a aliviar a pobreza e melhorar o bem-estar das pessoas.
Assim, existe a proposta de avaliação dos riscos da corrupção como uma estratégia-chave para garantir que a agenda pós-2015 vai ser melhor alcançada.
Fonte: UNDP