Primeiro Relatório de Avaliação Nacional – Mudanças Climáticas

    Hoje, dia 09 de setembro, foi divulgado o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional, do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), tendo como presidente do Conselho Diretor, o Prof. Dr. Carlos Nobre. A divulgação ocorre na 1a. Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais, que ocorre em São Paulo de hoje a 13 de setembro.

Fonte: PBMC
Fonte: PBMC

     Segundo o Sumário Executivo, o PBMC objetiva fornecer avaliações científicas sobre as mudanças climáticas de relevância para o Brasil, incluindo os impactos, vulnerabilidades e ações de adaptação e mitigação. As informações científicas levantadas pelo PBMC foram sistematizadas por meio de um processo objetivo, aberto e transparente de organização dos levantamentos produzidos pela comunidade científica sobre as vertentes ambientais, sociais e econômicas das mudanças climáticas. Desta forma, o Painel pretende subsidiar o processo de formulação de políticas públicas e tomada de decisão para o enfrentamento dos desafios representados por estas mudanças, servindo também como fonte de informações de referência para a sociedade (Sumário Executivo, Volume Especial, PBMC, 2012).

    Ainda conforme o Sumário Executivo, no Brasil, mudanças profundas e variáveis no clima são esperadas, conforme a região do país. É esperado que essas mudanças afetem os ecossistemas aquáticos e terrestres do Brasil. O Sumário menciona que o país é um dos mais ricos do mundo, tendo seis biomas terrestres (Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Pampas, Cerrado e Caatinga; e uma costa com cerca de 8.000 km, contendo pelo menos sete grandes zonas estuarinas e toda a plataforma continental.

       O Sumário Executivo enfoca a ausência de informações espaciais compatíveis com as escalas dos biomas brasileiros, portanto as análises feitas foram concentradas em regiões de cada bioma onde informações se encontram disponíveis. Ao mesmo tempo em que esse tipo de limitação impede de fazer uma generalização para um determinado bioma, serve como um alerta sobre a limitação destas informações em escalas compatíveis com as grandes áreas dos biomas. Alerta o Sumário Executivo que há uma carência de informações crítica para determinados biomas, como os Pampas, o Pantanal e a Caatinga.

     Aos interessados em ler a íntegra do Sumário Executivo, cliquem aqui.

Fonte: PBMC

Um comentário em “Primeiro Relatório de Avaliação Nacional – Mudanças Climáticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: