Bioma Caatinga – qual a projeção deste bioma para os próximos anos?

     O Bioma Caatinga, único e singular no mundo, deverá sofrer com as mudanças climáticas, como está explícito no Sumário Executivo do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional, do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

     Conforme mencionado Relatório, para o Bioma Caatinga espera-se aumento de 0,5º a 1ºC da temperatura do ar e decréscimo entre 10% e 20% da precipitação pluviométrica durante as próximas três décadas (até 2040), com aumento gradual de temperatura de 1,5º a 2,5ºC e diminuição entre 25% e 35% nos padrões de chuva no período de 2041-2070.

      O relatório informa, ainda, que no final do século (2071-2100) as projeções indicam condições significativamente mais quentes (aumento de temperatura entre 3,5º e 4,5ºC) e agravamento do déficit hídrico regional com diminuição de praticamente metade (40 a 50%) da distribuição de chuva.

Fonte: Brown Jay Adventure
Fonte: Brown Jay Adventure

      O alerta é claro e evidente: essas mudanças podem desencadear o processo de desertificação da Caatinga!!

      Diante das projeções para o Bioma Caatinga, em que o Ceará tem cerca de 90% de seu território inserido, ficam os seguintes questionamentos a vocês, caros leitores do Blog Verde, para pensar e refletir…

       Como iremos responder às mudanças climáticas? O que podemos fazer para minimizar os impactos adversos que são resultados das mudanças climáticas? Temos condições (recursos humanos, políticas públicas e financiamento) para enfrentar os novos desafios?

Fonte: PBMC, 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: