Mais um pouco sobre a Conferência do Clima – Lima

     Enquanto nas ruas de Lima acontecia a Marcha Popular do Clima, os negociadores dentro do perímetro das Nações Unidas estavam diante de outro desafio que era o texto (draft) de negociação, notadamente com relação às INDCs (Intended Nationally Determined Contribuitions). As INDCs se constituem nos compromissos dos países com relação a um caminho em direção a um baixo teor de carbono no sistema produtivo. Sua forma e rigor irá determinar se o mundo alcançará um acordo ambicioso para 2015.

     Há um clima de falta de confiança no ar, por razão das diferenças sobre a questão das INDCs. Ontem, 10/12, um negociador sugeriu que  as discussões sobre o financiamento do clima fossem postergadas para uma data posterior, de modo que se pudesse se concentrar nas discussões sobre mitigação”. Outro delegado de alto nível viu uma solução surgindo no horizonte. “Em Lima, nós temos a tarefa de separar as questões que precisam ser resolvidas aqui, daquelas que podem ser discutidas em 2015”.

     O documento final do evento já aumentou em 58 páginas. Amanhã é o último dia, e o desejo de todos é que tenhamos, sim, tempo suficiente para que o acordo e os compromissos sejam propostos, negociados e firmados.

Fonte: Earth Negotiations Bulletin, 2014.

Deixe um comentário