Pacto Global da ONU e Cimento Apodi

            O Pacto Global se constitui em uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para o crescimento sustentável e da cidadania, conforme estabelece a Organização das Nações Unidas (ONU).

            Conforme a ONU Brasil (2020), as empresas participantes do Pacto Global são diversificadas e representam diferentes setores da economia, em diferentes regiões geográficas, com um senso comum de gerenciar seu crescimento de maneira responsável, envolvendo os interesses de suas partes interessadas (funcionários, colaboradores, investidores, consumidores e comunidade).

            Segundo a jornalista Ana Paula, a empresa Cimento Apodi ingressou na Rede Brasil do Pacto Global e em conversas com seu representante Maurício Ferreira, este mencionou que, ao integrar o Pacto Global, a empresa avançará nas suas discussões e práticas em sustentabilidade, permitindo sua participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de água, alimentos, agricultura, anticorrupção, direitos humanos e trabalho, energia e clima – além de seu comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

            Ainda conforme a jornalista Ana Paula, a empresa definiu 8 ODS como prioritários, que são: Educação de Qualidade (ODS 4), Energia Limpa e Acessível (ODS7), Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS8), Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS9), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS12), Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS13) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS17).

            Importantes iniciativas como esta da empresa Cimento Apodi vão ao encontro do que preconiza a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em que sustenta-se ser fundamental a participação de todas as pessoas físicas e jurídicas no esforço para minimizar as desigualdades e ampliar a qualidade de vida que se deseja para esta e para as futuras gerações. A Agenda 2030 preconiza parcerias para viabilizar prosperidade, em um ambiente de paz para todas as pessoas do Planeta.

            Aos interessados em saber mais sobre a responsabilidade da empresa com os compromissos de sustentabilidade podem acessar aqui o Relatório de Sustentabilidade 2019, publicado em julho de 2020, em que a Cimento Apodi detalha como as iniciativas da empresa contribuem para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Referências:

ONU- Organização das Nações Unidas Brasil. Pacto Global/PNUD. Disponível em https://nacoesunidas.org/onu-no-brasil/pacto-globalpnud/

Jornalista Ana Paula Dantas, por e-mail.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: