Seminário sobre drenagem e manejo de águas pluviais urbanas

            Como parte das atividades do Pacto pelo Saneamento Básico do Ceará, em 12 de agosto de 2021, haverá o Seminário sobre drenagem e manejo de águas pluviais.

            Um dos mais graves problemas enfrentados em cidades, notadamente as de grande porte, é o da drenagem de águas pluviais urbanas, em decorrência da forma desordenada ou equivocada de uso e ocupação do solo sem considerar as características naturais do local, bem como em virtude das ações de desmatamento, da impermeabilização do solo em toda a bacia hidrográfica e ainda de aterramento de corpos de água.

            No dia 12 de agosto no período da manhã, o Seminário abordará a temática de “Educação Ambiental para o sistema de drenagem”, com o Prof. Titular Suetônio Mota; “Integração entre as instituições e políticas públicas” e “Capacitação técnica: instituições de ensino com os órgãos públicos”, ambas com o Prof. Titular Ernesto Nobre; e “Cadastro e manutenção do sistema de drenagem” com o Prof. Francisco Paiva. As palestras iniciam às 9h e seguem até às 12 h.

            No período da tarde, o Seminário contará com as seguintes palestras: “Aproveitamento dos resíduos da construção civil na drenagem”, com o Prof. Ronaldo Stefanutti; “Panorama geral dos serviços de drenagem”, com o Sr, Luiz Fernando Orsini, da ABES; “Soluções sustentáveis para a drenagem urbana”, com a Professora Juliana Alencar, da FAUUSP e “Planejamento e gestão integrada de drenagem urbana”, com o Sr. Ricardo Borsari, da SABESP. As intervenções começam às 14h e seguem até às 17h.

            Esse é um momento oportuno e adequado para o aprofundamento das discussões em torno dos grandes desafios que se tem com relação às questões de drenagem de águas pluviais. A coordenação do Pacto pelo Saneamento Básico é da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a coordenação geral está sob a responsabilidade da Dra. Rosana Garjulli. Parabéns a todos os envolvidos neste importante processo, considerando a necessidade de universalização do saneamento e no atendimento de uma agenda ambiental de desenvolvimento pautada nas premissas de sustentabilidade.

            Aos interessados em participar, seguem as informações para o acesso à sala virtual, lembrando que o acesso à sala será liberado 30 minutos antes do início, tanto no período da manhã quanto no período da tarde.

Entrar na reunião Zoom: https://zoom.us/j/98155603813?pwd=TDlBakNzbTBOWDFkbGhyWit1T3dhUT09

ID da reunião: 981 5560 3813

Senha de acesso: 888464

Fonte: ALECE, 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: