Professor Francisco de Assis, da UFC, recebe a Medalha Francisco Gonçalves Aguiar

            No dia 13 de agosto de 2021, às 09:30h, o Professor Dr. Francisco de Assis Filho, da Universidade Federal do Ceará receberá a Medalha Francisco Gonçalves Aguiar, por seus relevantes serviços prestados às questões de recursos hídricos no Estado do Ceará.

            A comenda é conferida anualmente pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará (CONERH) a personalidades que tenham se destacado pelo conjunto de contribuições de ordem literária ou científica ou que tenha se destacado na luta pela preservação dos recursos hídricos no Estado.

            Nascido no município de Senador Pompeu, o Prof. Francisco de Assis é engenheiro civil formado pela UFC (1990), tem mestrado em Hidráulica e Saneamento pela USP (1995), doutorado em Engenharia Civil pela USP (2006) e pós-doutorado pela Columbia University (2007). Foi funcionário da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH, entre 1994 a 2007, tendo participado da implantação desta. Foi presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e dos Recursos Hídricos – FUNCEME no período de 2001 a 2006. Foi membro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos e presidiu a Câmera Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos, durante a elaboração de referido plano. Presidiu a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) no período de 2008 a 2009. É pesquisador 1 C, do CNPq.

Foto gentilmente cedida pelo Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, Fortaleza, 2021.

            O Professor Assis é atualmente Cientista-Chefe em Recursos Hídricos. O Programa Cientista-Chefe foi instituído inicialmente pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento e Tecnológico do Ceará (Funcap) juntamente com a Universidade Federal do Ceará (UFC), ainda em 2018. Em 2021, por meio da Lei Estadual n. 13.378, de 4 de janeiro, o Programa Cientista-Chefe foi institucionalizado. Conforme a lei cabe ao Cientista-Chefe “identificar necessidades, problemas e oportunidades para aplicação da ciência e propor ações de caráter científico, capazes de efetivar essas aplicações, cabendo-lhe, ainda, propor projetos de pesquisa aplicada, devidamente alinhados com os objetivos e as estratégias de atuação do órgão ou ente junto ao qual atua”.

            Merecida homenagem ao Professor Dr. Francisco de Assis por sua trajetória de vida dedicada à proteção e à gestão dos recursos hídricos. Se hoje temos no Ceará um cenário mais adequado em relação aos recursos hídricos é porque pessoas como o Prof. Francisco de Assis dedicaram suas vidas e seus esforços para isto acontecer. A solenidade de entrega da Medalha Francisco Gonçalves de Aguiar será realizada no dia 13 de agosto de 2021, às 09:30h, de maneira virtual, transmitida pelo Youtube da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará. Aos interessados em participar, cliquem aqui.  

Fonte: SRH, 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: