Habitar é direito de todos. Cabe ao poder público dar as condições para que todos possam ter esse direito garantido. É fundamental que a habitação seja digna e que permita o desenvolvimento de todas as atividades inerentes ao morar para todos os seus usuários, com conforto ambiental.
Recentemente, o livro “Domotej Tecnologia para techos de vivenda de producción social assistida” foi lançado pelo Prof. Dr. Gabriel Castañeda Nolasco, da Universidade Autônoma de Chiapas (UNAUCH).
Excelente leitura para engenheiros, arquitetos e profissionais da construção civil, cuja livro se ocupa de um dos componentes da habitação, o teto. A tecnologia Domotej tem características técnico construtivas desenvolvida em Tuxtla Gutiérrez, em Chiapas no México, como uma das ações do Programa 10×10, subordinado ao Subprograma XIV – Tecnologias para Vivenda de Interés Social HABYTED, do CYTED (2003-2007).
Aos interessados, o livro é gratuito e pode ser acessado aqui.

O desenvolvimento das tecnologias para habitações de interesse social compreendem os aspectos de sustentabilidade e reforçam o atendimento à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, notadamente o alcance ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, que trata de cidades justas, resilientes e inclusivas.