26ª Conferência das Partes (COP 26) sobre Mudança do Clima: o que esperar?

            Hoje, 31 de outubro de 2021, começa a 26ª Conferência das Partes (COP 26) sobre Mudança do Clima, em Glasgow, Escócia, tendo por finalidade discutir o Acordo de Paris (que se constitui no conjunto de regulamentações sobre tratado do clima operacional); discutir o necessário avanço político com relação às metas de cortes de emissão de gases de efeito estufa pelos países poluidores e, sobretudo, discutir o financiamento climático necessário aos países em desenvolvimento.

Fonte: UNFCCC, 31/10/2021.

            A conjuntura da pandemia do novo Coronavírus atrasou a realização da COP 26 em um ano e acendeu o alerta ainda mais forte no que diz respeito a observar a ação humana e as consequências sobre o Planeta e as alterações climáticas.

            O Observatório do Clima comenta que um dos pontos mais polêmicos de discussão se trata do Artigo 6º do Acordo de Paris, que versa sobre as abordagens cooperativas para facilitar medidas de corte de emissão, a exemplo do mercado de carbono, que deverá se tornar global sob o regime do Acordo de Paris, considerando a regulamentação que evite a dupla contagem.

       Há de se ressaltar que o 6º Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC) anunciou que o mundo tem apenas uma chance de estabilizar o aquecimento global em 1,5 ºC, o que exige que os países sejam bem mais ambiciosos em seus compromissos; haja vista que o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou que as promessas de reduções das Partes (países) estão em 7,5%.

            O Observatório do Clima informa que para alcançarmos a chance de estabilização em 1,5 ºC é necessária a redução de 55%, o que significa cerca de 25 bilhões de toneladas de CO2 a serem reduzidas até 2030.

            Aos que quiserem saber um pouco mais sobre o documento do Observatório do Clima sobre as expectativas da COP26, cliquem aqui.

Fonte: Observatório do Clima, 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: