Monitoramento Covid Esgoto em Fortaleza, em janeiro de 2022

            Ainda estamos em tempos de pandemia e é necessário permanecermos alertas para as potencialidades de contaminação do SARS-Cov-2 e suas consequências. O Boletim n. 11, da Rede Monitoramento Covid Esgotos, traz informações das primeiras quatro semanas epidemiológicas de 2022. A Rede Monitoramento Covid Esgotos é uma parceria da Agência nacional de Águas e de Saneamento Básico, do CNPq e do INCT ETEs Sustentáveis.

            As figuras, a seguir, trazem a configuração espacial das concentrações do SARS-CoV-2 nos pontos de monitoramento na cidade de Fortaleza, para as quatro semanas epidemiológicas, a saber: (a) 01 (02 a 08/01/2022), (b) 02 (09 a 15/01/2022), (c) 03 (16 a 22/01/2022) e (d) 04 (23 a 29/01/2022). Conforme o Boletim de Acompanhamento n. 11, cada região monitorada é apresentada no mapa com coloração correspondente à concentração determinada para o SARS-CoV-2 no esgoto. Regiões verdes indicam que o SARS-CoV-2 não foi detectado. Regiões amarelas, laranjas e vermelhas indicam que o SARS-CoV-2 foi detectado, em concentrações menores, intermediárias e maiores, respectivamente.

Fonte: ANA, 2022.

            Houve significativo aumento da carga viral no esgoto da cidade de Fortaleza, com ênfase nas três primeiras semanas epidemiológicas de janeiro de 2022. Conforme o coordenador do Rede Monitoramento Covid Esgoto para Fortaleza, Prof. Dr. André Bezerra, da Universidade Federal do Ceará, a semana 3 foi detectada a maior carga viral de esgoto desde o início do monitoramento, que acontece desde junho de 2021. Essa informação é importante para a prospecção de ações mitigadoras e de prevenção relacionadas à doença Covid-19, o que reitera a necessidade de continuidade de medidas como o uso de máscaras e a redução de aglomerações, no sentido de minimizar a contaminação.

            O prof. André Bezerra comenta que apesar de na semana 4 ter sido observada diminuição na carga viral no esgoto apontando para um cenário futuro de declínio, todos os pontos monitorados permaneceram em níveis considerados elevados.

Fonte: ANA, 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: