Caminhar e respeitar a natureza – Trilha Ecológica Gentio da Terra

            Perceber o valor do meio ambiente é reconhecer que somos parte da natureza. Estarmos em contato com o meio ambiente pode despertar em cada um de nós a perspectiva ecológica e o olhar diferenciado para a necessária proteção dos recursos ambientais.

            A existência de trilhas auxiliam a conhecer os aspectos da natureza e a ampliar a percepção sobre os impactos que nos mesmos realizamos, por meio de nossas ações. A Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz – APREMACE obteve autorização para implantação da Trilha Ecológica Gentio da Terra, às margens dos rios na Praia do Presídio/Iguape, no município de Aquiraz/CE, conforme a Portaria SPU-CE/ME Nº 13297, de 11 de novembro de 2021.

            Em área de manguezal, a Trilha Gentio da Terra é uma opção muito interessante para se fazer com a família e amigos.

Fonte: APREMACE, 2022.

            Aos interessados em conhecer podem fazer o agendamento através do telefone ou aqui. Conforme o Sr. Carlos Antônio Mariano Pereira, presidente da APREMACE, esta é a única organização da sociedade civil (Organização não governamental) a possuir autorização federal para a implantação da trilha ecológica em área da União no Nordeste. Um pouco mais da Trilha Ecológica Gentio da Terra, com fotos gentilmente cedidas pela APREMACE.

Fonte: APREMACE, 2022.

            Segundo Maia; Cabral (2021), “devido a sua importância, o ecossistema manguezal, é protegido por diversos dispositivos legais no Brasil, que o reconhece como Área de Preservação Permanente em toda a sua extensão. Entretanto, essa proteção legal vem sofrendo um intenso retrocesso, que pode levar a perdas irreparáveis para o bem-estar humano, seguranças hídrica e alimentar e no equilíbrio ecológico de uma faixa importante e vulnerável do território nacional”. Assim, iniciativas como esta da APREMACE merecem ser aplaudidas, divulgadas e compartilhadas.

Fonte: MAIA, R. C.; CABRAL, N. R. A. J. Qual o futuro dos manguezais no Brasil? Revista Agaronia. V. 3, n. 1, 2021, p. 19-20.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: