O Dia Mundial da Água no ano de 2022 tem por tema “Água subterrânea – tornando o invisível visível”. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a importância das águas subterrâneas, sendo este dia um significativo momento para que todos possam repensar atitudes e comportamentos com relação a esse recurso ambiental que pode estar “fora da vista, sob nossos pés”, mas “a água subterrânea é um tesouro escondido que enriquece nossas vidas”.

É também válido ressaltar que à medida que as mudanças climáticas pioram, o quadro da disponibilidade hídrica em nosso Planeta tende a cenários mais críticos. No Ceará, em alusão ao Dia Mundial da Água, considerando a importância da água e para mostrar que a sua preservação é papel de toda sociedade, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizará um seminário virtual com o tema “Água e Mudanças Climáticas” no dia 22 de março de 2022, as 9 horas. Conforme a Assessora Socioambiental da Cogerh, Ana Koelfat, “esta década foi escolhida como a década do clima, e até 2030 todos os países devem contribuir para reduzir as emissões de CO2 e manter a temperatura do planeta em um valor seguro”. Continua, “a diretriz básica é reduzir o desmatamento, aumentar o reflorestamento e melhorar a qualidade socioambiental, a fim de deter um dos principais impactos das mudanças climáticas, o déficit hídrico, em especial para o semiárido”.

Para acessar a sala virtual, no dia 22 de março, às 9h, cliquem aqui.
Ana Koelfat e Claire Anne Sousa informam que, “conforme dados obtidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 100% do território do Estado do Ceará é suscetível à desertificação, sendo 11,45% deste percentual considerado como área fortemente degradada. As florestas possuem funções de alta relevância, tanto nas áreas de infiltração e abastecimento dos lençóis freáticos, quanto nas áreas de filtragem de sedimentos e outros materiais evitando poluição e assoreamento”.
As assessoras socioambientais acrescentam que “a Cogerh, desde 1993, desenvolve o trabalho de gestão das águas com a participação da sociedade civil e dos usuários, buscando envolvê-los no processo de alocação de água dos sistemas hídricos e motivá-los na participação do processo de gerenciamento da bacia hidrográfica – principalmente através dos Comitês de Bacias Hidrográficas e das Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos”.
Convite feito a todos! Vamos participar pois a Terra é uma só (Only One Earth) como nos recorda a ONU com seu tema de meio ambiente, para o ano de 2022, quando se comemora os 50 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano, a chamada Conferência de Estocolmo. A temática (Only One Earth) foi o lema da citada Conferência, em 1972, sendo sua pertinência atual nos dias de hoje, em que nossa casa comum com seus recursos naturais finitos (inclusive a água) são uma realidade que precisa ser considerada na transição para uma economia verde de baixo carbono.