Dia Mundial da Água – 22 de março

O Dia Mundial da Água no ano de 2022 tem por tema “Água subterrânea – tornando o invisível visível”. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a importância das águas subterrâneas, sendo este dia um significativo momento para que todos possam repensar atitudes e comportamentos com relação a esse recurso ambiental que pode estar “fora da vista, sob nossos pés”, mas “a água subterrânea é um tesouro escondido que enriquece nossas vidas”.

É também válido ressaltar que à medida que as mudanças climáticas pioram, o quadro da disponibilidade hídrica em nosso Planeta tende a cenários mais críticos. No Ceará, em alusão ao Dia Mundial da Água, considerando a importância da água e para mostrar que a sua preservação é papel de toda sociedade, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) realizará um seminário virtual com o tema “Água e Mudanças Climáticas” no dia 22 de março de 2022, as 9 horas. Conforme a Assessora Socioambiental da Cogerh, Ana Koelfat, “esta década foi escolhida como a década do clima, e até 2030 todos os países devem contribuir para reduzir as emissões de CO2 e manter a temperatura do planeta em um valor seguro”. Continua, “a diretriz básica é reduzir o desmatamento, aumentar o reflorestamento e melhorar a qualidade socioambiental, a fim de deter um dos principais impactos das mudanças climáticas, o déficit hídrico, em especial para o semiárido”.

Fonte: Cogerh, 2022.

            Para acessar a sala virtual, no dia 22 de março, às 9h, cliquem aqui.

Ana Koelfat e Claire Anne Sousa informam que, “conforme dados obtidos pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 100% do território do Estado do Ceará é suscetível à desertificação, sendo 11,45% deste percentual considerado como área fortemente degradada. As florestas possuem funções de alta relevância, tanto nas áreas de infiltração e abastecimento dos lençóis freáticos, quanto nas áreas de filtragem de sedimentos e outros materiais evitando poluição e assoreamento”.

As assessoras socioambientais acrescentam que “a Cogerh, desde 1993, desenvolve o trabalho de gestão das águas com a participação da sociedade civil e dos usuários, buscando envolvê-los no processo de alocação de água dos sistemas hídricos e motivá-los na participação do processo de gerenciamento da bacia hidrográfica – principalmente através dos Comitês de Bacias Hidrográficas e das Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos”.

Convite feito a todos! Vamos participar pois a Terra é uma só (Only One Earth) como nos recorda a ONU com seu tema de meio ambiente, para o ano de 2022, quando se comemora os 50 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano, a chamada Conferência de Estocolmo. A temática (Only One Earth) foi o lema da citada Conferência, em 1972, sendo sua pertinência atual nos dias de hoje, em que nossa casa comum com seus recursos naturais finitos (inclusive a água) são uma realidade que precisa ser considerada na transição para uma economia verde de baixo carbono.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: