Funceme será agraciada com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa – edição 2022

            O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga votou dia 26/04, para a escolha do vencedor da 18ª edição do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. Por unanimidade, a escolha do agraciado é a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indicada pela Jornalista Tarcília Rêgo.

            Criada em 1972 com o nome Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais, em 18 de setembro fará 50 anos: Jubileu de Ouro. É uma das mais importantes instituições de desenvolvimento e de pesquisa na área ambiental, de recursos hídricos, de clima e de meteorologia, corroborando com ações de proteção ao Bioma Caatinga.

            Nos cinquenta anos, dentre as ações realizadas pela Funceme em prol da conservação do Bioma Caatinga, citam-se: avaliação dos impactos da variabilidade climática nos setores de recursos hídricos e agricultura, a elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico das áreas suscetíveis à desertificação (com significativas e robustas informações para o enfrentamento desse problema que afeta parte do território cearense), desenvolvimento de Sistemas de Suporte à Decisão para o setor de recursos hídricos e construção de planos de contingências de seca para reservatórios.

              O presidente da Funceme, Dr. Eduardo Sávio falou dia 27/04 para esse Blog Verde: “Ontem, no final da tarde, recebemos a notícia do Secretário Artur Bruno sobre a premiação da Medalha Joaquim Feitosa, sendo aclamada, por unanimidade, à Funceme. Para nós foi uma honra ímpar, por se tratar de um reconhecimento de toda a contribuição que a Funceme tem realizado para o aumento do conhecimento sobre o ambiente semiárido, em particular, o seu principal bioma – a caatinga. Então, muito nos interessa em ter uma agenda, de preservação ambiental, para esse bioma que é pouco protegido no País. Esse prêmio só nos motiva, mais e mais, a continuar com essa agenda, voltada para buscar a sustentabilidade ambiental desse bioma tão importante, tão frágil e único no planeta. Esta medalha representa o reconhecimento, em um momento de transformações de toda natureza, inclusive sobre visões de mundo. Por ocasião de completar seus 50 anos, a importância deste prêmio para a Funceme renova nossos ânimos para continuar contribuindo cada vez mais com o conhecimento deste bioma. Espero que esta motivação sirva não somente à Funceme, mas também a todos atores que atuam ativamente na preservação ambiental, enfim, a todos aqueles que tem o seu papel e lugar nessa causa”.

               A Dra. Margareth Benício comentou que “Este é um prêmio que honra a todos os que fazem a Funceme. Tive o grande prazer de conhecer este ilustre agrônomo, Dr. Joaquim Feitosa, e ver o seu comprometimento e dedicação em relação ao meio ambiente; por esta razão o prêmio torna-se ainda mais significativo. Muito me emociona também o reconhecimento por parte dos que fazem o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, no Ceará. Considerando o nível de competência dessas pessoas, sentimos que nossa atuação está sendo útil e gerando frutos para a preservação e conservação deste importante Bioma. O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa nos dá uma maior motivação para a continuidade dos nossos trabalhos em prol da caatinga e da convivência com as vulnerabilidades inerentes ao clima semiárido onde ela está inserida, além de fortalecer nossos estudos e pesquisas que visam minimizar os impactos das ações antrópicas que tanto degradam esse bioma. Quero salientar que este reconhecimento coloca sobre nós, que fazemos a Funceme, uma responsabilidade ainda maior no sentido de continuarmos o esforço na luta por um meio ambiente mais sustentável”.

             A Funceme está de parabéns pela merecida outorga do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. Em nome de seu presidente, Prof. Dr. Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins e da gerente de estudos e pesquisas em meio ambiente, Dra. Margareth Benício, parabenizamos toda a equipe de profissionais. A solenidade de entrega do Prêmio acontecerá no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, dia 28 de abril, às 14 h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: