O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga votou dia 26/04, para a escolha do vencedor da 18ª edição do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. Por unanimidade, a escolha do agraciado é a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), indicada pela Jornalista Tarcília Rêgo.
Criada em 1972 com o nome Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais, em 18 de setembro fará 50 anos: Jubileu de Ouro. É uma das mais importantes instituições de desenvolvimento e de pesquisa na área ambiental, de recursos hídricos, de clima e de meteorologia, corroborando com ações de proteção ao Bioma Caatinga.
Nos cinquenta anos, dentre as ações realizadas pela Funceme em prol da conservação do Bioma Caatinga, citam-se: avaliação dos impactos da variabilidade climática nos setores de recursos hídricos e agricultura, a elaboração do Zoneamento Ecológico Econômico das áreas suscetíveis à desertificação (com significativas e robustas informações para o enfrentamento desse problema que afeta parte do território cearense), desenvolvimento de Sistemas de Suporte à Decisão para o setor de recursos hídricos e construção de planos de contingências de seca para reservatórios.

O presidente da Funceme, Dr. Eduardo Sávio falou dia 27/04 para esse Blog Verde: “Ontem, no final da tarde, recebemos a notícia do Secretário Artur Bruno sobre a premiação da Medalha Joaquim Feitosa, sendo aclamada, por unanimidade, à Funceme. Para nós foi uma honra ímpar, por se tratar de um reconhecimento de toda a contribuição que a Funceme tem realizado para o aumento do conhecimento sobre o ambiente semiárido, em particular, o seu principal bioma – a caatinga. Então, muito nos interessa em ter uma agenda, de preservação ambiental, para esse bioma que é pouco protegido no País. Esse prêmio só nos motiva, mais e mais, a continuar com essa agenda, voltada para buscar a sustentabilidade ambiental desse bioma tão importante, tão frágil e único no planeta. Esta medalha representa o reconhecimento, em um momento de transformações de toda natureza, inclusive sobre visões de mundo. Por ocasião de completar seus 50 anos, a importância deste prêmio para a Funceme renova nossos ânimos para continuar contribuindo cada vez mais com o conhecimento deste bioma. Espero que esta motivação sirva não somente à Funceme, mas também a todos atores que atuam ativamente na preservação ambiental, enfim, a todos aqueles que tem o seu papel e lugar nessa causa”.
A Dra. Margareth Benício comentou que “Este é um prêmio que honra a todos os que fazem a Funceme. Tive o grande prazer de conhecer este ilustre agrônomo, Dr. Joaquim Feitosa, e ver o seu comprometimento e dedicação em relação ao meio ambiente; por esta razão o prêmio torna-se ainda mais significativo. Muito me emociona também o reconhecimento por parte dos que fazem o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, no Ceará. Considerando o nível de competência dessas pessoas, sentimos que nossa atuação está sendo útil e gerando frutos para a preservação e conservação deste importante Bioma. O Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa nos dá uma maior motivação para a continuidade dos nossos trabalhos em prol da caatinga e da convivência com as vulnerabilidades inerentes ao clima semiárido onde ela está inserida, além de fortalecer nossos estudos e pesquisas que visam minimizar os impactos das ações antrópicas que tanto degradam esse bioma. Quero salientar que este reconhecimento coloca sobre nós, que fazemos a Funceme, uma responsabilidade ainda maior no sentido de continuarmos o esforço na luta por um meio ambiente mais sustentável”.
A Funceme está de parabéns pela merecida outorga do Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa. Em nome de seu presidente, Prof. Dr. Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins e da gerente de estudos e pesquisas em meio ambiente, Dra. Margareth Benício, parabenizamos toda a equipe de profissionais. A solenidade de entrega do Prêmio acontecerá no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, dia 28 de abril, às 14 h.