Em tempos de Covid-19, como está o desenvolvimento sustentável?

            Agora em junho, completaram-se 50 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano, a chamada Conferência de Estocolmo, e como parte das discussões, com todos os setores, está o alcance do desenvolvimento sustentável.

            O ano de 2020 foi atípico, pois iniciava-se ali um desafio significativo, não previsto, para o alcance da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: a pandemia da Covid-19. Assim, é preciso reconhecer o quanto a pandemia interferiu nas metas previstas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o quanto se precisam empreender esforços para acelerar a sua plena implementação, considerando o horizonte temporal de 2030.

            Para atender a esse importante debate, a Organização das Nações Unidas (ONU), no período de 05 a 07 e de 11 a 15 de julho de 2022 realizou o Fórum Político de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável.

            Como parte dos resultados do Fórum, o grupo principal das Organizações Não Governamentais sugere aos países que tomem iniciativas no sentido de abordar as circunstâncias que têm um impacto negativo sobre o progresso para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, dentre estes:

(a) desigualdade vacinal – é preciso estratégia global de vacinas que inclua um sistema de gerenciamento de propriedade intelectual, fabricação e distribuição para garantir as vacinas de forma equitativa e global;

(b) Conflito e instabilidade geopolítica – um apelo à cessação das hostilidades; garantindo a vontade política e o compromisso global para garantir educação formal e não formal de alta qualidade para todas as idades; e

(c) Acelerar os impactos climáticos: – a construção de resiliência e adaptação devem ser alta prioridade, com política significativa e compromisso financeiro com os objetivos do Acordo de Paris, particularmente nas comunidades costeiras, pequenas ilhas, Estados e comunidades remotas, inclusive por meio de soluções baseadas na natureza que abordem múltiplos objetivos.

            Muito há o que se fazer, notadamente em um mundo em que as pessoas estão envelhecendo. Essa é outra preocupação das partes interessadas envolvidas no Fórum Política de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável: necessidade de ações políticas e parcerias público-privadas para uma sociedade inclusiva para a idade, sem deixar ninguém para trás.

Fonte: ONU, 2022.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: