Dia Mundial de Conservação do Ecossistema de Manguezais – 26 de julho

            Em 2015, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) adotou o dia 26 de julho como o Dia Internacional para a Conservação do Ecossistema de Manguezais, no sentido de ampliar o reconhecimento da importância do ecossistema de manguezais como “um ecossistema único, especial e vulnerável”. Esse dia serve de reflexão para se debater sobre as possíveis soluções para o seu manejo, uso sustentável e conservação.

            Mesmo sendo áreas frágeis são fundamentais para a dinâmica costeira. No Brasil, os manguezais são protegidos por lei, uma vez que são considerados Áreas de Preservação Permanente (APP), consoante a Lei Federal n. 12.651/2012. Então, para além de comemorarmos o dia de hoje, é necessário mantermos o foco na sua necessária proteção no sentido de se evitarem perdas irreparáveis para o bem-estar humano, bem como para manter a segurança hídrica e alimentar de tantos povos que dependem desse ecossistema para sua sobrevivência.

            No Ceará, dia 26 de julho, às 09:00h, acontecerá a cerimônia de lançamento da Década do Oceano no Ceará, em que uma das atividades acontecerá de 26 a 30 de julho com a Semana Estadual dos Manguezais. Aos interessados, cliquem aqui. E você pode escolher o mascote da Década do Oceano no Ceará, com 7 opções: a BU (Água Viva), o Jão (Tubarão Lixa), Joca (Polvo), o Juba (peixe anjo), a Loca (Lagosta), a Mabel (Arraia) e Tuga (Tartaruga). Aos interessados em participar da votação, cliquem aqui.

            Também no dia 26 de julho, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Acaráu se fará presente, às 19:00h, na live do ator Mannuel Costa (@mannuelcosta) com a participação da profa. Dra. Rafaela Maia e da Sra. Marcia Hirota, do SOS Mata Atlântica.

            No dia 27 de julho, às 09:00h, o IFCE Campus Acaraú e o PGTGA/IFCE, por meio da profa. Rafaela Maia, estarão presentes na Roda de Conversa intitulada “Juntos pelos Manguezais do Ceará” com o pessoal da Fundação Brasil Cidadão de Icapuí; Filhos do Mangue de Aracati e Mangue Vivo, de Fortaleza. O moderador desse momento será o ambientalista Rusty Sá Barreto, do Ecomuseu do Mangue. Aos interessados, cliquem aqui. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: